Sabia que existe protetor solar para o cabelo? Veja dicas de como usar

Proteção Solar Capilar: é preciso também proteger os fios

Se a radiação solar agride a pele, sendo uma das grandes responsáveis pelo fotoenvelhecimento, por qual motivo seria diferente com os cabelos? Os raios ultravioleta (UV) provenientes da radiação solar são igualmente danosos aos fios, mas pouco ouvimos falar sobre como os radicais livres derivados da exposição ao sol podem alterar negativamente a saúde e a aparência das madeixas.

“Trata-se de um grande erro, uma vez que as agressões solares nas fibras capilares são potencializadas por outras que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, como descolorações, tinturas e alisamentos, além do uso de secadores, babyliss e pranchas”, explica a bioquímica Heloisa Olivan, cosmetologista do Instituto Olivan.

PODE TER CÂNCER TAMBÉM?
De acordo com a especialista, o fio do cabelo humano é constituído de uma haste queratinizada e sem alterações metabólicas. Dessa forma, a exposição solar não gera alterações morfofuncionais, como ocorre em neoplasias na pele humana. Ou seja, o fio do cabelo não está suscetível a um câncer quando exposto à radiação solar. No entanto, os danos solares aos fios do cabelo são visíveis e merecem atenção.

Utilizar protetor solar capilar é um dos cuidados mais importantes para ter fios saudáveis e bonitos. Assim que o cabelo atinge a parte externa do couro cabeludo, os fatores ambientais incidem sobre cada fio de forma cumulativa, ou seja, fios mais longos são também os mais danificados.

Os raios UVB agem mais na superfície da pele e do cabelo, atingindo principalmente a cutícula capilar, o que danifica a estrutura protêica dos fios -causando microfissuras na parte superficial- e favorece ressecamento e quebra.

COMO EVITAR DANOS NOS FIOS?
A melhor forma de minimizar os danos solares aos cabelos é incorporar à rotina de cuidados o protetor solar capilar. A ação desse tipo de produto promove uma blindagem nos fios contra as agressões da radiação, mantendo as cutículas fechadas e diminuindo assim, a penetração dos raios ultravioleta nas fibras capilares.

Além disso, os protetores solares capilares possuem em sua composição, ingredientes capazes de absorver a radiação solar, evitando sua ação danosa no interior dos fios, assim como ocorre nos filtros faciais e corporais, porém sem um valor de FPS definido (Fator de Proteção Solar).

Em sua grande maioria, produtos fotoprotetores capilares vêm apresentados na forma de cremes sem enxágue e géis ou sprays modeladores, mas a tecnologia cosmética já ampliou a diversidade de produtos com essa função, disponibilizando shampoos, condicionadores e máscaras capilares que também agem como filtros solares, além de outros benefícios que cada um desses produtos contêm.

Os condicionadores com filtros solares apresentam maior eficácia fotoprotetora que os shampoos, pois formam um fino filme protetor no fio do cabelo. Apesar de não cobrirem toda a superfície de cada fibra, os filtros solares contidos na formulação conseguem exercer sua função.

Já os condicionadores e máscaras de tratamento intenso, que permanecem em contato com a fibra capilar por mais de 15 minutos, são os que apresentam os melhores resultados, pois, além de formarem um filme na superfície da fibra, ajudam na adesão dos filtros solares na superfície da cutícula.

PINTAR OS CABELOS FAZ MAL?
E as tinturas? Será que pintar o cabelo diminui a penetração da radiação solar, conferindo mais proteção aos fios? A resposta é sim, pois esse tipo de produto possui poder de fotoproteção, reduzindo os danos solares à fibra capilar.

Esse nível de proteção varia de acordo com o padrão de deposição dentro da fibra, o valor de pH das formulações e o tipo de tintura utilizada (permanente ou semipermanente).

Segundo Heloísa, existem estudos científicos comprovando que as tinturas podem funcionar no cabelo tingido como filtros solares, atenuando a radiação incidente e diminuindo os danos provocados por ela.

“Isso permite à indústria cosmética desenvolver produtos cada vez mais tecnológicos e sofisticados, trazendo saúde e beleza aos cabelos. Mas um Um detalhe importante é sempre se atentar ao modo de uso indicado pelo fabricante”, destaca a especialista, ressaltando que essas formulações costumam ter ingredientes antioxidantes, óleos vegetais para a hidratação e nutrição dos fios, bem como silicones que oferecem proteção térmica.

Fonte: PROTEÇÃO SOLAR CAPILAR

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin