Ver a mercadoria chegando ao prazo de vencimento aterroriza qualquer comerciante. E não é pra menos, já que, obviamente, os produtos vencidos não podem ser comercializados e geram grande prejuízo nas finanças do seu negócio.
A venda de produtos fora do prazo de validade é proibida pela Lei nº 8.137/90, art. 7º, inciso IX, portanto, cuidado redobrado com a organização dos estoques e prateleiras para que os clientes não tenham acesso à mercadoria comprometida.
Caso os itens estejam chegando ao prazo final para serem consumidos, de validade, o importante é saber o que fazer com eles antes que vençam e, caso haja perdas, realizar o descarte corretamente.
Acompanhe o artigo até o final e encontre estratégias para vender os produtos perto do vencimento a tempo e conheça também alguns métodos simples que podem ajudar a evitar perdas. Confira!
1 Organização é tudo!
Vamos começar pelo óbvio, mas extremamente importante: tenha uma estratégia bem pensada para manter as prateleiras sempre organizadas. A ordem na qual os produtos são colocados na gôndola têm impacto direto sobre as vendas e sobre o fluxo do seu estoque.
Os produtos com prazos de validade mais curtos devem ficar organizados à frente, sendo a primeira opção de escolha do cliente. Procure organizar produtos que estão para vencer na altura dos olhos dos consumidores, já que, expostos dessa maneira, chamam mais a atenção do que colocados próximos ao chão da loja.
É importante a conferência constante das prateleiras para que nenhum produto fora da validade seja adquirido, por isso, é importante:
- Orientar os colaboradores sobre a lógica a ser seguida na arrumação dos produtos. Não importa se você tem uma equipe de repositores ou se essa é uma função compartilhada entre os colaboradores da sua empresa: a pessoa responsável pela reposição das gôndolas é parte fundamental na estratégia para vender primeiro os itens mais próximos ao vencimento.
- Manter um cronograma de controle dos prazos de validade. A pessoa ou equipe responsável pela reposição das prateleiras deve estar sempre atenta aos prazos de validade, evitando o desperdício das mercadorias, sobretudo aquelas que possuem baixo giro.
Se não houver um processo organizado para o acompanhamento dos produtos, provavelmente você irá perder dinheiro desperdiçando mercadorias. Estabeleça a frequência de fiscalização das gôndolas e certifique-se de que os processos estão sendo devidamente aplicados.
2 Mantenha uma boa gestão de estoque
Ter processos bem definidos para conduzir o estoque é fundamental para evitar o desperdício dos seus produtos. Para uma gestão eficiente, é importante implementar no seu negócio algumas ações como:
- Utilize o método PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Isso significa que, independentemente de qual lote chegou primeiro, os produtos a serem expostos serão sempre os mais próximos de vencer;
- A área de compras deve estar sempre alinhada aos demais setores para que não haja a aquisição desnecessária de lotes. Apesar das vantagens de preço ao adquirir quantidades maiores, o histórico de vendas da loja deve sempre ser levado em conta ao realizar os pedidos juntamente aos fornecedores, evitando a perda de produtos que poderão ficar travados no estoque ou nas prateleiras;
- Faça anotações do consumo interno para ter controle dos itens que são retirados do estoque para a manutenção dos setores internos da empresa;
- Observe sempre a os produtos adquiridos dos seus fornecedores, dessa forma, você terá certeza do padrão de qualidade servido aos seus clientes;
3 Crie promoções
No varejo é muito comum queimar os estoques com promoções, estimulando que o cliente adquira os produtos com maior urgência em serem vendidos por meio de descontos atrativos, evitando que o prazo de validade das mercadorias se encerre com elas ainda nas gôndolas ou no estoque. Algumas dicas:
- Nas gôndolas e prateleiras, dê destaque visual aos preços dos produtos em promoção;
- Leve sempre em consideração o valor do produto e pratique um valor que cubra, ao menos, o valor pago aos fornecedores, analisando qual a melhor margem de lucro a ser aplicada, evitando que a loja fique com um saldo negativo;
- Se a sua loja tem um locutor, desenvolva uma ação que trabalhe com o gatilho de escassez de tempo, induzindo o cliente a ir adquirir o produto o mais rápido possível antes que a oferta termine;
- O ideal é que as promoções para vender os produtos próximos ao vencimento não sejam uma realidade no seu negócio, mas sim, uma forma de não perder as mercadorias e arcar com o prejuízo financeiro causado pelo desperdício.
4 Agregue valor ao seu negócio e crie um cadastro para clientes interessados em produtos perto do vencimento
As ações para venda de produtos próximos ao vencimento além de serem uma maneira de evitar o desperdício são uma ótima maneira de agregar ainda mais valor ao seu negócio e focar na sustentabilidade.
Diversos mercadinhos e até mesmo lojas maiores têm investido na venda de produtos próximos ao vencimento com preços mais acessíveis, favorecendo consumidores e fornecedores. Faça com que seus clientes enxerguem valor nas ações e invista na comunicação visual do setor de produtos a vencer. Ideias que podem ser implementadas:
- Crie um cadastro para os consumidores que tenham interesse na compra de mercadorias próximas ao vencimento, dessa maneira é possível informar aos participantes sobre descontos e mercadorias em oferta naquela semana, além de ter acesso direto aos hábitos de consumo dos clientes;
2. Utilize o canal de comunicação do cadastro – que pode ser desde uma lista de transmissão no Whatsapp até o envio de notificações através do aplicativo da sua loja, caso tenha – para oferecer conteúdos como informativos sobre sustentabilidade, reaproveitamento de alimentos, embalagens e outros produtos que normalmente vão para o lixo.
A preocupação com o meio ambiente agregará valor ao seu negócio e certamente impactará a visão dos consumidores sobre a sua loja. Cada vez mais os consumidores têm alinhado seu comportamento de compra a valores subjetivos que importem tanto quanto os produtos ofertados.
Já falamos que as ações de queima de estoque de produtos perto do vencimento não são o ideal e não devem ser tratadas como regra no seu negócio, mas nesse caso, adentrar o nicho da venda dessas mercadorias tendo uma estratégia bem pensada e organizada, pode, certamente, ter um impacto positivo no ticket médio de compra na sua loja e também minimizar possíveis prejuízos.
5 Utilize o Clube de Ofertas
Se a sua empresa já oferece aos clientes a possibilidade de participarem de um clube de ofertas, esta é uma ótima possibilidade para vender mais rápido os produtos que perto do vencimento por meio de campanhas exclusivas.
Mesmo que estes produtos já estejam com preços de oferta nas prateleiras, a possibilidade de ter ainda mais vantagens fará com que os clientes se sintam ainda mais atraídos não só a comprar os produtos, mas também a engajarem com o seu Clube de Ofertas.