Ideias para aplicar no Dia das Mães no supermercado

O Dia das Mães no supermercado é uma data que, quando bem planejada, pode aumentar o seu faturamento significativamente. Por isso, é preciso escolher quais ações de marketing e para a fidelização do cliente que serão utilizadas neste período e se preparar da melhor maneira possível.

Mas, se você ainda não começou a pensar nisso ou se ainda não teve nenhuma ideia do que fazer para se destacar nessa importante data do varejo, não precisa se preocupar. Preparamos ideias que podem ser facilmente aplicadas para o Dia das Mães no seu estaelecimento. Não perca tempo e confira agora mesmo quais são

Traremos a seguir algumas ideias de ações que você poderá fazer no seu supermercado para melhorar as vendas no Dia das Mães. Entretanto, o planejamento promocional é fundamental para que elas funcionem.

1. Lembre o seu cliente da data
No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio. Como o dia do mês pode mudar é comum que muitos clientes acabam se esquecendo da data, deixando para se preparar de última hora. Com isso, pode ser que eles não encontrem o presente que gostariam ou mesmo os produtos desejados para preparar o almoço para esta data tão especial.

Assim, a nossa primeira dica é lembrar o cliente desta data comemorativa. Existem diversas formas de se fazer isso, e você poderá escolher aquela que melhor se adequar ao seu negócio e ao perfil do seu cliente. As principais são:

  • Perfil do supermercado nas redes sociais;
  • Cartazes e banners no supermercado;
  • Decoração das lojas;
  • Newsletter;
  • Notificação no aplicativo;
  • Panfletos de promoções;
  • Rádio interna do supermercado.

2. Planeje a decoração

A decoração do supermercado para o Dia das Mães é importante para que o cliente se sinta comemorando a data assim que entrar na loja. Além disso, quando bem executada ela auxilia na divulgação dos itens promocionais e até a aumentar a vendas de produtos, já que a atenção do cliente é atraída para ela.

Portanto, planeje como será a decoração no seu supermercado. Você pode utilizar faixas e banners tanto na fachada quanto no interior da loja. Ainda, é possível fazer diversos arranjos de flores, utilizar cores chamativas e atrativas como o vermelho e o laranja.

Lembre-se que algumas mudanças no layout do supermercado podem ser necessárias para acomodar as ilhas e a decoração escolhida. É importante manter alguns desses itens em promoção na entrada do estabelecimento, isso ajuda a atrair a atenção do cliente. Entretanto, evite colocar todos os itens em oferta na porta do supermercado, deixe os itens distribuídos pela loja, assim o cliente precisará entrar, andar pelos corredores e acabará comprando mais.

3. Ofereça promoções exclusivas
Oferecer ofertas exclusivas é uma excelente forma de manter os seus clientes fidelizados e de fidelizar aqueles que ainda não são. Além disso, este pode ser um momento de reforçar aos clientes que, quem faz parte do programa de fidelidade tem direito a produtos com preços diferenciados, ou mesmo brindes exclusivos.

Por isso, quando divulgar as ofertas é importante incluir alguns desses itens, mostrando qual o preço que o cliente que faz parte do programa paga. Fazendo isso, a possibilidade de aumentar o número de clientes inscritos, sem dúvida alguma, irá aumentar.

4. Personalize produtos
Já pensou em oferecer aos seus clientes a possibilidade de personalizar produtos ou brindes para dar de presente para as mães? Essa é uma ótima forma de aumentar as vendas e o ticket médio dos clientes nesse período.

Você pode, por exemplo, oferecer algum item personalizado nas compras acima de um determinado valor. Claro que esse valor vai depender de qual será esse brinde, por isso é necessário conferir como anda a saúde financeira do supermercado para saber exatamente quanto você poderá investir nessa ideia.

Vale ressaltar que é preciso ser criativo com relação a qual item será personalizado. Um item relativamente simples e que muitas pessoas gostam são as canecas, já que elas podem ser facilmente personalizadas com frases e fotos. O importante é que o cliente escolha o que vai na caneca, já que ela poderá ser parte do presente do Dia das Mães.

5. Faça sorteios
De forma muito semelhante aos itens personalizados, os sorteios também costumam atrair um grande número de pessoas. Você poderá fazer poucos sorteios com itens mais caros, vale compras ou vários sorteios com itens mais baratos.

Além disso, você poderá escolher uma grande diversidade de itens para serem sorteados, tais como: vale compras no supermercado, vale compras em empresas parceiras (salões de beleza, spa, perfumaria), eletrodomésticos, cestas de produtos, dentre outros.

Para essa ação funcionar é importante apenas você deixar claro quais são as regras para que o cliente participe do sorteio. Assim, ele entrará no supermercado sabendo o que ele precisa fazer para conseguir concorrer ao prêmio. Peça também aos operadores de caixa para lembrarem os clientes das regras antes de passar as compras no caixa.

6. Ofereça cestas de presentes
É comum em datas comemorativas que as pessoas presenteiam quem elas amam com cestas de presentes. Por isso, essa pode ser uma ideia que você poderá aplicar no seu supermercado no Dia das Mães.

Para que a ideia faça sucesso entre os clientes, você poderá preparar algumas cestas e já oferecê-las prontas. Outra opção, que acaba até mesmo se combinando a dica dos presentes personalizados, é deixar que o cliente escolha quais itens irão para a cesta.

Claro que você poderá deixar os produtos que podem ser incluídos pré-selecionados, já que desta forma a cobrança dos produtos seria facilitada. Ainda, para que essa ideia faça sentido e realmente seja atraente para os clientes, você poderá oferecer desconto para os clientes que optarem por adquirir a cesta. Por exemplo, o valor da cesta poderá ser X % mais barato do que se o cliente comprasse todos os produtos separadamente e montasse a cesta por conta própria.

7.Revolucione a experiência do cliente
Como falamos no início deste artigo, apesar do dia das mães ser uma data do varejo utilizada para aumentar o faturamento, você também poderá trabalhar para fidelizar os clientes. Isso pode ser feito através da implementação de algumas estratégias do marketing sensorial.

Essas ações têm como principal objetivo criar uma atmosfera agradável na loja através de estímulos aos cinco sentidos humanos. Quando você consegue fazer isso com sucesso, o cliente se sente mais confortável no supermercado e consequentemente, não percebe o tempo passar, permanecendo na loja por mais tempo. Além disso, as chances dele lembrar da sua marca aumentam consideravelmente, já que ele associa esses momentos como bons.

Existem diferentes formas de implementação dessas estratégias no seu supermercado, tais como:

Degustação de produtos: Você deixa o cliente mais aberto a experimentar novas marcas e mais propenso a comprar o item degustado;
Rádio personalizada: através dela você consegue criar uma identidade musical para a sua marca, permitindo que os clientes se identifiquem com as músicas. Além disso, a rádio também pode ser utilizada para fazer anúncios personalizados das promoções, regras de sorteios e propaganda do supermercado. Confira mais sobre essa estratégia no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio;
Iluminação: auxiliam a criar uma atmosfera mais agradável no supermercado ou mesmo a destacar produtos que sejam importantes para o período;
Organização das prateleiras: facilita a jornada de compras do cliente, já que ele consegue encontrar o que procura, sem grandes problemas. Vale a pena mencionar que a boa identificação visual dos produtos, com cartazes e etiquetas também podem fazer uma grande diferença.
Otimize seu tempo, tenha uma rádio completa no seu supermercado
Sabemos que o dia a dia de um dono de supermercado é bem corrido e agitado. Mas hoje existem serviços que ajudam a otimizar seu tempo e a melhorar os resultados do supermercado.

Um serviço essencial que não pode faltar no seu negócio é uma rádio personalizada e completa para supermercados.

Fonte: Ideias para atrair clientes

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