Como preparar a sua loja para o carnaval

Crie promoções
A decoração do carnaval é importante? Sim, muito. Mas os clientes gostam mesmo das promoções. Sendo assim, separe o carnaval para queimar o estoque de tudo o que está sobrando desde o natal.

Lembre-se de que muito em breve as temperaturas irão mudar (sobretudo no Sul e Sudoeste do país) então, quer oportunidade melhor para acabar de vez com as coleções de Verão e já preparar a sua loja para as peças que virão no Outono.

Desenvolva promoções atraentes e nós temos certeza de que a sua loja irá bombar muito no carnaval. Pois o período é de festa, de comemoração e nessa época do ano os clientes estão mais propensos às compras por impulso.

Não há nada de errado em surfar essa onda.

Mude o uniforme, ou abandone completamente
As pessoas estarão fantasiadas nas ruas, que tal trazer essa energia para dentro da sua loja? Mude os uniformes, faça uma coleção especial para o carnaval. Caso o investimento em uniformes específicos seja acima do que você deseja, então peça ajuda aos próprios funcionários.

Diga para eles que eles poderão vir com roupas mais alegres e divertidas, vocês podem até mesmo combinar de cada um vir com uma fantasia simples. O que daria um aspecto diferente e divertido para a sua loja.

Mas é sempre bom não perder de vista o perfil da sua persona e a personalidade dos seus clientes. Falaremos disso em detalhes neste artigo, apenas lembre-se de que as fantasias e roupas especiais de carnaval precisam estar dentro do que é aceito pelos consumidores da marca. Caso contrário as coisas poderão dar errado.

Invista nas cores, carnaval não é conhecido por ser minimalista
Carnaval é o período das cores. Simples assim. Mesmo que a sua loja tenha uma característica minimalista, ou moderna, é bom puxar um pouco a barra lá para cima e deixar que elementos coloridos façam parte da decoração.

Você pode colocar as já famosas serpentinas, que são excelentes para trazer um ar nostálgico e clássico ao carnaval.

Aqui vai uma dica de especialista: não invista tanto em luzes, como luminárias coloridas ou até mesmo fios de pisca-pisca. Passe longe de “aproveitar” decorações passadas para criar algo no seu carnaval. Pode acontecer da sua loja ficar com poluição visual, o que nos leva ao próximo tópico…

Mas… o bom gosto deve chamar sempre a atenção
Tudo precisa fazer sentido e ter bom gosto. A decoração de carnaval não deve ser algo confuso, jogado e poluído, essas sensações são ruins aos clientes e eles fatalmente evitarão a sua loja.

Tenha em mente o que você deseja fazer na decoração de carnaval. Use muitas cores, abuse da decoração carnavalesca, mas jamais perca a mão. Tenha controle e garanta que tudo esteja dentro de um planejamento estabelecido.

Busque referências
Instagram e Pinterest, duas redes sociais que são presentes excelentes para quem deseja buscar referências visuais hoje em dia. Com uma pesquisa rápida você poderá encontrar milhares de fotografias com todos os tipos de decorações de carnaval.

Não tenha medo de usar as inspirações para decorar a sua loja. Não estamos falando de cópia pura e simples, mas sim de adaptação de uma ideia para a realidade do seu varejo.

Claro, é assim que os grandes artistas desenvolvem a sua arte. Eles aprendem com quem fez melhor. Então deixe os receios de lado e busque inspirações nas redes sociais, garanta que a sua loja tenha uma decoração de carnaval perfeita e impecável. Os clientes irão agradecer.

Conte com o apoio de empresas especializadas
Você sempre pode contar com o apoio de empresas especializadas em design para varejo. Claro, mesmo que o projeto de carnaval seja algo simples e pontual, é importante que a sua loja fique linda para receber os foliões e os clientes durante esse período.

Assim como acontece no natal, as pessoas esperam que as lojas estejam diferentes no carnaval. Frequentar o varejo e descobrir que nada mudou pode representar um certo afastamento para o cliente. Ele pode confundir isso com relaxo ou falta de atenção ao calendário.

Não force a barra sobre os clientes
Por fim, no cenário ideal todos os clientes iriam adorar a sua decoração e os novos ares carnavalescos, se divertiriam e gastariam ainda mais dinheiro. Mas nem todo cliente pensa assim.

Há muitos casos de clientes que não gostam do carnaval e procuram certas lojas justamente para “escapar”. Isso é especialmente comum em restaurantes e locais focados na alimentação.

Muitas vezes um restaurante ou loja já sabe quando o seu público alvo não se diverte no carnaval, mas cuidado, pois essa tendência pode mudar ao longo dos anos.

Na dúvida, analise o comportamento do seu cliente. O segredo está em encontrar um equilíbrio na decoração e no atendimento, de forma que você possa prestar um bom serviço para quem não quer saber de carnaval e também para quem gosta e quer curtir a festa.

Quer acertar na decoração de carnaval? Busque o equilíbrio
No fim, essa é a dica ideal para acertar na decoração de carnaval. O equilíbrio entre até onde a sua marca pode ir sem correr o risco de ficar descaracterizada e até onde os clientes e foliões desejam que a sua marca vá.

Equilíbrio nos preços, no atendimento, na decoração. Só não pode haver equilíbrio na diversão. Carnaval é o período do ano em que o brasileiro quer descansar, quer esquecer o começo do ano turbulento um pouco e se divertir.

Garanta que os seus colaboradores estejam no espirito certo, distribuía muitos sorrisos e ótimo carnaval para você, para seus funcionários e para a sua loja.

FONTE: PREPARE SUA LOJA PARA O CARNAVAL

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin