COMO CUIDAR DAS AXILAS COM PELOS

Tanto os homens quanto as mulheres possuem pelos nas axilas. Eles começam a surgir com o aparecimento da puberdade, a qual costuma acontecer por volta dos 9 aos 12 anos de idade. Embora nem sempre sejam bem-vindos, os pelos na axilas existem por uma razão – descubra a seguir.

PORQUE TEMOS PELOS NAS AXILAS?
Afinal, para que serve pelos nas axilas? Os pelos na axila têm a função de diminuir o atrito local e proteger a pele e a presença dos pelos ajuda a prevenir irritações na pele.

Muitas pessoas costumam relacionar a quantidade existente de pelos com o maior índice de mau cheiro. As axilas com pelos podem estar sujeitas ao mau odor – popularmente conhecido como “cecê” -, mas não existe de fato uma relação direta entre os pelos resultarem em menos ou mais odor na região. Afinal, é possível ter desenvolver cecê por diversos motivos!

PELOS NAS AXILAS FEMININAS E MASCULINAS PIORAM O MAU CHEIRO?
Essa área já está naturalmente mais propensa ao desenvolvimento dos microorganismos responsáveis pelo mau odor, já que está sempre em contato com o tecido das roupas e em atrito constante com a própria pele. Isso torna o local mais úmido e configura um ambiente perfeito para fungos e bactérias.

Mesmo mantendo os pelos curtos, se a pessoa possuir muitos folículos pilosos, a proliferação de fungos e bactérias vai ser a mesma. Ou seja, o odor vai aparecer de qualquer maneira, já que os agentes causadores do mau cheiro ficam no folículo e não no pelo em si.

Por outro lado, diminuir a quantidade de pelos pode também ajudar a reduzir o acúmulo de umidade proveniente do suor na região, colaborando levemente para amenizar o problema.

COMO MANTER AXILAS COM PELOS (OU SEM) LIMPAS E LIVRES DE MAUS ODORES?
Independentemente da escolha por mantê-los ou removê-los, é importante manter a pele das axilas frescas e limpas e tomar alguns cuidados com a região, como:

Manter as axilas sempre limpas e secas – adotar bons hábitos de higiene é essencial para manter a pele limpa e livre do mau cheiro. Outra dica importante é manter a região constantemente seca, inclusive após o banho, para evitar a proliferação de bactérias.

Utilizar produtos adequados – para cuidar melhor da pele das axilas é interessante investir em sabonetes antissépticos, que ajudam a controlar o aparecimento de bactérias. Para a pele sensível, é indicado dar preferência a produtos neutros, feitos à base de glicerina, por exemplo. O uso de antitranspirantes é imprescindível para ajudar a manter as axilas secas por mais tempo. O desodorante antitranspirante Rexona Cotton DryAbrir em uma nova janela ajuda a perfumar as axilas, além de controlar o suor proporcionando maior conforto e proteção ao longo do dia.

Não tomar banho com a água quente demais – o excesso de calor nas axilas pode facilitar o aparecimento de irritações e alergias na pele, assim como esfregá-la demais com buchas de cerdas muito duras, que podem agredir a pele do local, geralmente mais sensível do que o normal.

Utilizar roupas de tecidos mais leves – sobretudo para praticar atividades físicas ou em dias muito quentes. Roupas de tecidos mais leves e respiráveis, como as de algodão, facilitam a transpiração.

Tanto os pelos nas axilas masculinas quanto nas femininas possuem o mesmo intuito de proteção, porém é preciso cuidar bem da região mantendo a higiene em dia.

Fonte:REXONA

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin