Colgate cria canal de vendas para independentes e associativistas

Presente em 90% dos lares brasileiros, segundo dados da Kantar, a Colgate-Palmolive aposta em uma loja virtual para crescer no varejo farmacêutico, em especial nas farmácias independentes e associativistas. A Loja Colgate Farma também funciona como uma ponte entre o PDV e as distribuidoras regionais.

“Em um mercado com mais de 83 mil farmácias, nosso objetivo é alcançar uma penetração no maior número de pontos de venda possível. Nas 13 mil drogarias das grandes redes já temos uma presença bastante alta, em torno de 95%, segundo dados da Nielsen. Temos um universo de 70 mil lojas nas quais ainda não temos uma cobertura tão maciça e queremos reduzir esse gap”, afirma Cristiano Peres, diretor de vendas da divisão farma.

Desde a implementação do projeto, há seis meses, a companhia tem registrado um crescimento gradativo nas vendas, com compras recorrentes. “Multiplicamos por oito o número de pontos de venda na comparação entre maio e outubro, aumentando a positivação com um trabalho intenso de propaganda boca a boca”, ressalta.

Líder em higiene oral e em todas suas subcategorias, a Colgate enxerga o canal farmacêutico como um dos mais estratégicos e prioritários. “Trata-se de um setor no qual conseguimos trabalhar com inovação e proximidade com o shopper, e que tem apresentado um crescimento de dois dígitos todos os anos”, acrescenta Peres.

Sortimento específico para o canal farma
A plataforma conecta pequenas farmácias ao atacado farmacêutico e ao portfólio da Colgate-Palmolive de forma rápida e intuitiva. Basta efetuar um cadastro com o CNPJ e outras informações básicas e o varejista já está apto a comprar. “Além de ser um processo simplificado, temos vídeos explicativos para mostrar detalhadamente as funcionalidades da loja. Todos os nossos parceiros comerciais estão homologados no site. Quando a farmácia finaliza o credenciamento, o sistema apresenta as distribuidoras existentes na região”, explica.

O sortimento da loja também foi pensado exclusivamente para o consumidor do canal farma. “O objetivo não é levar ao PDV uma quantidade muito grande de itens e sim disponibilizarmos o produto que realmente interessa ao consumidor da farmácia. Assim, ajudamos o gestor do estabelecimento a otimizar o espaço e o capital, trabalhando o preço correto, com promoções especificas para cada porte de loja”, ressalta Peres.

A Loja Colgate Farma conta com marcas campeãs de venda como a Colgate Sensitive Pró-alívio, Colgate Total 12, PerioGard, Colgate Naturals, Plax, Protex e Elmex.

Fonte: COLGATE-PALMOLIVE

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