Biblioteca de Piracicaba recebe máquina que permite troca gratuita de livros

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, em Piracicaba (SP), recebe a partir de segunda-feira (18) “A Incrível Máquina de Livros”. A estrutura vai ficar na Praça Cacilda Cavaggioni (ao lado da biblioteca) até quarta-feira (20), das 10h às 17h.

“A Incrível Máquina de Livros” funciona em uma unidade móvel, onde o participante leva seu livro, insere no local indicado, aperta um dos dois botões disponíveis, para adulto ou infantil, e troca por outro.

Cada pessoa pode levar até três exemplares e não serão aceitos gibis, materiais didáticos, livros em más condições, pois esses serão futuramente transformados para outras pessoas. A estrutura tem a capacidade de transformar 1.000 livros por dia.

Para as transformações de livros acontecerem de forma segura neste período de pandemia, principalmente para o público, foram adotados vários protocolos de prevenção seguindo as orientações das autoridades competentes. O uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel.

Todos os livros que entram e saem da “Incrível Máquina” são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos, segundo a organização.

Acervo
São centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, de autores como Monteiro Lobato, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritoras infantis de sucesso, como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Conceição Evaristo, homenageada pela premiação em 2019.Ao todo já foram 15 mil quilômetros rodados pelo projeto no Brasil, mais de 40 mil livros transformados e aproximadamente 70 mil pessoas impactadas diretamente, também conforme a organização.

A iniciativa é da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o patrocínio da Colgate-Palmolive, apoio da Prefeitura de Piracicaba e da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

Fonte: COLGATE-PALMOLIVE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin