Ação social da Unilever recupera 68 toneladas de alimentos em cinco meses

A sustentabilidade e a redução do desperdício de alimentos entraram de vez na pauta das grandes indústrias de food service do mundo. Isso porque, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em torno de 1/3 de toda a produção alimentícia mundial vai para o lixo – o que significa prejuízo tanto para os fabricantes como para os estabelecimentos que a utilizam.

E iniciativas para evitar perdas vêm sendo desenvolvidas em muitas destas indústrias, inclusive as que possuem plantas no Brasil. Uma delas, a iniciativa “Unidos pela Comida”, conseguiu resgatar 68 toneladas de alimentos em cinco meses de ação.

O projeto desenvolvido pela Unilever, através da marca Hellmann’s, contribuiu com 122 mil refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social. No manifesto, a companhia afirma que o objetivo é solucionar “os dois lados de um mesmo problema: o desperdício e a fome”.

Agatha Matias, gerente de desenvolvimento de marcas da Unilever, conta que a ação também é uma forma de inspirar consumidores e outras empresas a darem um novo fim aos alimentos que seriam jogados fora.

“Queremos potencializar cada vez mais a iniciativa por meio da força das nossas marcas e mobilizar e engajar indústrias, varejistas parceiros e os nossos consumidores”, afirma.

Coleta e destinação

A iniciativa viabiliza que diversas marcas doem alimentos próximos ao vencimento que seriam descartados para que a Infineat, responsável pela logística do projeto, faça o transporte desses alimentos.

Os produtos são levados para o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), organização humanitária engajada no combate à fome, que é responsável por transformar esses alimentos em refeições que alimentam pessoas em situação de vulnerabilidade e reduzem o desperdício.

As refeições são então distribuídas pela entidade no centro de São Paulo, ajudando crianças, adolescentes e adultos com pouco ou nenhum acesso aos alimentos.

Além do desperdício

A companhia também trabalha com a doação de alimentos a entidades assistenciais, como a ação realizada no ano passado que encaminhou mais de 400 toneladas de macarrão Knorr aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco. A quantidade rendeu o preparo de mais de 3,2 milhões de refeições.

“Como uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a Unilever tem um papel fundamental na transformação do sistema alimentar para que este seja mais justo e inclusivo”, afirma Thais Hagge, VP de marketing para foods da companhia no Brasil.

Fonte: UNILEVER

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