A Coty Inc. anunciou um acordo definitivo para vender uma participação de aproximadamente 9% na sua marca de cuidados capilares Wella à KKR em troca de algumas ações da fabricante de cosméticos que a marca americana detém, avaliando o negócio em 426,5 milhões de dólares (367,25 milhões de euros).
A Coty irá vender uma participação parcial na Wella à KKR – Facebook: Wella
Como parte do acordo, a Coty reduzirá a sua participação total na empresa de beleza profissional para aproximadamente 30,6%. Além disso, a KKR reduzirá a sua propriedade para o equivalente a aproximadamente 45 milhões de ações Classe A da Coty, o que representa uma participação aproximada de 5,2% na Coty.
O valor do negócio reflete uma apreciação de 50% no valor da Wella desde a venda de 60% da Wella à KKR por parte da Coty em dezembro de 2020, coincidindo com a reabertura dos salões de beleza globais e o impulso positivo no negócio da Wella.
A transação deverá também simplificar a estrutura de capital da Coty e resultar em aproximadamente 26 milhões de dólares (22,39 milhões de euros) de poupança anual de dividendos em dinheiro, totalizando 52 milhões de dólares (44,78 milhões de euros) em poupança anual em dinheiro quando combinada com a oferta secundária de ações da KKR, encerrada em setembro.
Laurent Mercier, diretor financeiro da Coty, declarou: “O anúncio de hoje é uma prova da nossa estratégia de investimento inicial de capitalizar o aumento esperado no valor da Wella ao longo do tempo para promover a nossa agenda dupla de desalavancagem e simplificação da estrutura de capital da Coty, com os benefícios adicionais de melhorar o nosso fluxo de caixa e impulsionar a acumulação de lucros por ação. A nossa participação remanescente na Wella continua a ser um ativo financeiro importante para a Coty, com o qual esperamos agregar mais valor ao longo do tempo.”
Johannes Huth, partner da KKR e diretor de operações da KKR na região EMEA, acrescentou: “O acordo que alcançamos com a Coty permite que cada parte reconheça o valor e o crescimento significativo criado em cada uma das duas empresas no ano passado, permitindo que a KKR aumentasse o seu interesse na Wella, que é o nosso foco. Continuamos a ver oportunidades significativas para acelerar o crescimento da Wella e da Coty e ansiamos por uma colaboração duradoura.”
A transação deverá ser concluída no segundo trimestre do ano fiscal de 2022 da Coty.
Fonte: COTY