O mercado digital é caracterizado pelo grande potencial de alcance, mas também pelo alto nível de concorrência. Por isso, comerciantes estão sempre em busca de alternativas para gerar valor ao público, seja por meio de experiências diferenciadas, seja por meio de estratégias de precificação.
Nesse cenário, pode ser uma ideia interessante investir em um modelo de loja já conhecido e apreciado pelos consumidores: o outlet. O termo surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos, para descrever os pequenos estabelecimentos anexados a fábricas para vender, por um preço mais barato, produtos parcialmente danificados ou excedentes.
Como funcionam as lojas outlet?
O conceito por trás das lojas outlet envolve a redução de custos e a geração de atrativos para o público. A ideia é utilizar o espaço para comercializar peças que não seriam devidamente aproveitadas nas lojas principais. Algumas marcas direcionam itens ligeiramente defeituosos para o outlet, por exemplo. Outras reservam esse canal para vender produtos que já saíram de circulação.
Concentrar os excedentes do estoque em um canal de venda específico é uma forma de evitar o acúmulo desnecessário de inventário e abrir espaço para os novos produtos. Além disso, evita que a marca tenha despesas relacionadas ao eventual despejo das mercadorias, o que, aliás, não seria bem visto em termos de sustentabilidade.
Ao mesmo tempo, é natural que a venda desses produtos envolva valores inferiores, afinal, os consumidores têm conhecimento suficiente para saber que estão diante de itens que não seriam vendidos nas lojas tradicionais. E aí entra um ponto importante do modelo outlet: ele permite que a empresa alcance um público mais amplo.
Muitos compradores buscam esse canal justamente por conta dos preços mais baixos. Em outras palavras, você tem a oportunidade de vender para pessoas que não teriam acesso ao produto em condições normais.
É claro que outras razões levam clientes aos outlets.
Por que o outlet é mais barato?
Mas por que estamos falando disso? Ora, entender isso é fundamental para compreender o que torna os outlets mais baratos. É que, se não fossem por eles, essas peças não iriam gerar qualquer lucro para a marca e, em alguns casos, poderiam gerar até prejuízos. Isso explica porque as grandes empresas não hesitam em oferecer tais produtos por um preço menor.
Ao fazer isso, elas estão otimizando o próprio custo de oportunidade. Em vez de descartar roupas, por exemplo, as lojas podem oferecê-las ao público por um preço mais acessível. Dessa forma, ambas as partes saem ganhando: consumidores acessam mercadorias diversas por preços menores e lojistas evitam acúmulos desnecessários.
O que é preciso para abrir um outlet?
Como abrir um outlet? É o que você provavelmente está se perguntando após ler sobre as vantagens desse modelo de negócio. Antes de colocar a mão na massa, contudo, é importante verificar se você tem o que é preciso para colocar o plano em ação.
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Ter uma loja física ou virtual
É preciso garantir o espaço para vender seus produtos, seja físico ou virtual. Atualmente, podemos dizer que mesmo os estabelecimentos físicos precisam se expandir para o ambiente digital, por isso, abrir uma loja virtual é praticamente uma necessidade. Para isso, você pode criar seu site do zero ou ingressar em um modelo de marketplace.
Em todos os casos, sua loja deve ser capaz de captar a atenção de consumidores e providenciar jornadas de compra rápidas e simples. Assim, sua marca ganha a confiança da audiência e tem a chance de direcioná-la ao outlet, que pode ficar hospedado no mesmo servidor que a loja convencional. Bastam alguns cliques para o usuário acessar as ofertas.
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Fazer parceria com bons fornecedores
A escolha de bons fornecedores é peça fundamental em qualquer estratégia de vendas. A qualidade e relevância desses agentes é o que vai garantir o valor dos seus produtos, especialmente quando olhamos para o contexto dos outlets.
É verdade que essas lojas são conhecidas por vender alguns itens com pequenos defeitos, mas abrir mão da qualidade é inviável.
Por isso, dê preferência a fornecedores que tenham a reputação de fornecer itens dentro de um determinado padrão. Realize uma pesquisa de mercado e busque feedbacks de outros clientes para garantir a decisão mais acertada. Estabelecer uma parceria de fornecimento é um processo que vai afetar seu negócio por um bom tempo, por isso, conduza-o com cuidado.
Um ponto importante para prestar atenção é o atendimento providenciado. Se você trabalha com vendas ou tem alguma experiência no assunto, sabe que, ocasionalmente, a variação da demanda surpreende até os planejamentos mais detalhados.
É importante contar com parceiros flexíveis para suprir as necessidades da sua marca e lidar com eventuais demandas inesperadas.
- Trabalhar com marcas de grande relevância
Para o público geral, um dos grandes atrativos do outlet é a possibilidade de encontrar itens valiosos por um preço mais baixo do que o normal. Oferecer isso é fundamental se você quiser providenciar experiências realmente memoráveis e garantir que seus compradores continuem retornando e espalhando a mensagem sobre a sua loja.
Assim, procure trabalhar com marcas de grande relevância. Para começar, ao fazer isso, você pega emprestado parte da autoridade ostentada pela marca. Ao verem que o seu outlet oferece produtos de uma marca conhecida, o consumidor vai se sentir mais seguro ao visitar seu site e realizar a compra.
Como abrir um outlet virtual?
1. Escolha o melhor produto para vender no outlet
Realizar uma pesquisa de mercado é fundamental. Mapeie o nicho que você quer ocupar e identifique se há a oportunidade de fazer sucesso vendendo algum produto específico. Essa decisão é fundamental para o seu desempenho estratégico, afinal, determina o grau de competição que você vai enfrentar e o consumidor que você vai atingir.
É claro que nem sempre é possível escolher um produto que já não seja vendido em outras lojas, especialmente quando falamos de internet. Por isso, é interessante trabalhar com mercadorias sobre as quais você já tenha algum conhecimento. Isso facilita a criação de vantagens competitivas, essenciais para bater a concorrência.
2. Defina o seu público-alvo
Depois de definir os produtos que serão disponibilizados em seu outlet, definir seu público-alvo fica muito mais fácil. É importante que você leve em conta os dados demográficos das pessoas mais propensas a se interessar pelo produto, de modo a criar estratégias de divulgação e prospecção mais efetivas.
3. Escolha os canais de venda certos
A internet disponibiliza uma enorme variedade de canais de venda, mas é preciso ter sabedoria para escolher os melhores. Pode ser que abrir um e-commerce seja a melhor opção para você, mas, em alguns casos, investir em um marketplace pode fazer muito mais sentido. O ideal é escolher um canal que seja vantajoso tanto para você, quanto para a sua audiência.
Vamos dizer, por exemplo, que você pretende realizar vendas pelas redes sociais. Se o seu público é de uma faixa-etária conhecida por não utilizar o Facebook, de que adianta vender por lá? Em vez de tomar decisões com base em intuição, estude seu público, seu mercado e defina em que plataformas seu investimento terá maior retorno.
4. Escolha o nome da sua marca e registre
É importante escolher um nome para a sua marca que a diferencie das demais. A originalidade, contudo, não deve abrir espaço para exageros. Opte por algo simples, sucinto e que passe bem a mensagem desejada para o público digital. Depois de escolher o nome, não deixe de seguir o procedimento necessário para registrar sua marca.
5. Realize uma boa análise de concorrentes
Analisar os concorrentes é a única forma de estabelecer uma estratégia realmente competitiva. Aliás, pode ter certeza: eles também estão de olho em você. Utilizando ferramentas especializadas, observe as técnicas utilizadas pelos competidores e avalie seus resultados.
É importante ficar atento à forma como o público interage com eles, de modo a identificar oportunidades para melhorar suas abordagens.
6. Defina os meios de pagamento
Quais meios de pagamento serão disponibilizados em seu outlet virtual? Essa decisão deve levar em conta a realidade da sua empresa e, também, as características do seu público-alvo. Muitos consumidores, especialmente os mais jovens, dão enorme preferência às marcas que oferecem pagamentos parcelados no cartão de crédito. Essa pode ser uma vantagem competitiva.
O ideal é oferecer mais de um meio de pagamento, diversificando a experiência do usuário. O mais importante, contudo, é garantir que o procedimento seja realizado de forma absolutamente segura.
7. Defina as formas de frete e organize a logística
Outro potencial diferencial competitivo é o valor e tempo de frete. Para definir isso e oferecer as condições mais interessantes para seus compradores, é preciso estabelecer um processo logístico eficaz. Defina quem fará suas entregas e onde seus itens ficarão armazenados. A partir daí, você pode estimar preços e, quem sabe, estabelecer condições para frete grátis.
8. Monte um bom sistema de atendimento ao cliente
Vivemos na era do consumidor 4.0, conhecido por se encontrar no topo da pirâmide de mercado. Em outras palavras, os clientes modernos têm grande acesso à informação e podem escolher entre diversas alternativas semelhantes. Se a sua marca não oferecer uma experiência agradável, ela provavelmente será descartada.
Para evitar isso, monte um bom sistema de atendimento ao cliente, envolvendo tanto canais internos, como chats, quanto as famosas redes sociais. Quanto mais canais qualificados você oferecer ao cliente, mais fiéis eles se tornarão.
9. Invista em consultoria para montar loja virtual
Por fim, não hesite em investir em uma boa consultoria para sua loja virtual. Contar com profissionais especializados e conhecedores das principais tendências do mercado é um verdadeiro trunfo para você otimizar sua estratégia e maximizar seus resultados. Além disso, um serviço de consultoria pode ser crucial para identificar riscos e ameaças antes que eles se tornem irreversíveis.
Agora que você sabe como abrir um outlet virtual, pode começar a se programar para colocar suas ideias em prática. Esse modelo de negócio é extremamente atrativo para o público e permite que o lojista estabeleça mais uma fonte de renda. Lembre-se de se apoiar em bons fornecedores e se manter atento às tendências do público e do mercado.
Fonte: OUTLET