A P&G, uma das maiores indústrias de bens de consumo do mundo, dona de marcas conhecidas pelo público como Pantene, Pampers e Always, investe em informações completas nas páginas de produtos para conquistar os e-shoppers.
A empresa tem uma preocupação muito grande com a experiência de compra online. Por isso, foca em oferecer todas as informações que os consumidores precisam para comprar online sem ter dúvidas. A estratégia da P&G é oferecer conteúdo de qualidade, o que faz a multinacional investir em títulos otimizados para buscas, descrição completa dos produtos, imagens atualizadas e de qualidade,vídeos e lâminas HTML.
“Enxergamos o conteúdo no e-commerce como a maneira em que o consumidor tem para conhecer os nossos produtos, tomar as decisões de compra corretas e evitar qualquer tipo de frustração no momento do pós compra.” , explica Pedro Velloso, Senior Digital Marketing & Insights da P&G.
Para a empresa, o conteúdo influencia toda a jornada de compra do consumidor. Desde o momento em que o e-shopper visualiza o produto no ponto de venda digital, passando pelo recebimento da mercadoria até a utilização do item. Portanto, a estratégia de conteúdo digital da P&G não é apenas colocar as informações nas páginas de produto, mas transmitir o máximo de experiência sensorial possível ao consumidor.
Para que a estratégia digital da empresa proporcione uma boa experiência de compra aos consumidores, a P&G investe na tecnologia de inteligência artificial. Esse trabalho é feito por meio da parceria entre a multinacional e a Lett, startup de tecnologia e especialista em Trade Marketing Digital.
Com as soluções da startup, a P&G tem acesso aos dados de como seus produtos estão sendo comercializados pelos varejos parceiros, ou seja, se o conteúdo das descrições, imagens, textos e vídeos das mercadorias estão corretos e atualizados.
Como resultado dessa parceria, em 2021, a P&G conseguiu com que todos os produtos monitorados pela Lett estivessem de acordo com as estratégias da empresa nos principais varejos do mercado.
Outro benefício do monitoramento e acompanhamento do conteúdo digital da marca no e-commerce foi o de conquistar uma maior proximidade entre indústria e varejo.
“Devemos encarar essas ações como um plano de negócio triplo, no qual o varejo, a Lett e a indústria são partes fundamentais para fazer tudo acontecer. A estratégia foi um dos grandes diferenciais para chegarmos aos resultados obtidos, aumentando a proximidade entre indústria e varejo e utilizando as soluções da Lett para aumentar a acuracidade das intervenções necessárias.”, explica Velloso.
O objetivo da P&G para o futuro é continuar democratizando o ambiente digital, ao entregar para o consumidor a mesma experiência do offline no online. O foco é fazer o usuário se sentir confortável, principalmente em relação a segurança, assertividade na compra e praticidade.
“Queremos continuar entregando produtos de qualidade, de performance, que melhore a vida do consumidor, em um ambiente mais democrático no qual todos tenham acesso. O foco é permitir que o consumidor consiga comprar com segurança e tranquilidade, sabendo que receberá aquilo que de fato ele deseja.” Conclui Pedro Velloso, Senior Digital Marketing & Insights da P&G.
FONTE: P&G