O conglomerado americano Procter & Gamble (P&G) registrou lucro líquido de US$ 4,2 bilhões no segundo trimestre fiscal de 2022, uma alta de 10% na comparação anual. Entre outubro e dezembro do ano passado, a empresa somou US$ 20,9 bilhões em receitas, número 6% maior que o visto no mesmo período de 2020.
Mesmo sentindo efeito da alta nos preços dos seus insumos, a P&G conseguiu superar as expectativas do mercado. O lucro líquido ajustado de US$ 1,66 por ação ficou acima da estimativa de US$ 1,65 dos analistas ouvidos pela agência FactSet. A receita também superou a projeção de US$ 20,3 bilhões para o período.
“Entregamos um crescimento robusto de receita e mostramos continuidade em nosso lucro mesmo enfrentando alta nos custos”, diz Jon Moeller, diretor-presidente da P&G, em nota. “Os resultados nos mantêm na linha da meta de luco e aumentamos perspectivas de vendas.”
Produtos para casa representaram a maior parte das receitas da P&G no trimestre, US$ 6,9 bilhões, apresentando alta de 7% na comparação anual. Produtos de saúde pessoal tiveram crescimento de 8% nas vendas, a US$ 2,9 bilhões. Saúde feminina, de bebês e família teve receita de US$ 5,1 bilhões, alta de 5%.
Para 2022, a P&G acredita que vendas vão crescer entre 3% e 4%, sendo que o crescimento orgânico deve ser de 4% a 5%. O lucro por ação deve subir 6% a 9% neste ano. Custos com commodities, câmbio e frete devem impactar o lucro por ação da P&G em US$ 1,10, estimam.
Fonte: P&G