Com “O Toque que Transforma e Inspira Conexões” marca apoiará ações sociais com base em estudos científicos para transformar vidas de milhares de brasileiros por meio do toque
A Nivea anunciou, o novo propósito da marca: O Toque que Transforma e Inspira Conexões. A empresa fortalece a sua missão social e a relação com as centenas de colaboradores no país para gerar impacto social e transformar a vida de milhares de pessoas. Nesta jornada, as ações, embasadas em estudos científicos proprietários da marca, também são um convite aos consumidores para se juntarem à causa.
O propósito da marca conta com transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores. A marca utiliza do seu alcance e influência para revelar os benefícios do toque físico para a saúde, assim que as circunstâncias permitirem. Dentre os projetos estão o apoio à organizações que dão suporte àqueles que necessitam de acolhimento, transformando-as em amplificadoras do toque humano e potencializando a capacidade que têm de levar o cuidado adiante
Agente de transformação social
Nos últimos tempos, a vida moderna e agitada tem afastado as pessoas das manifestações de toque, o que intensifica a sensação de solidão – situação potencializada pela pandemia da COVID-19. Este comportamento traz à tona a importância do toque humano para as relações sociais. Desde antes da pandemia que a Nivea acompanha essas mudanças com pesquisas que comprovam que as pessoas entendem a importância do toque, mas que o vivenciam cada vez menos.
O levantamento foi repetido durante o atual cenário, com mais de 9 mil pessoas, constatando que a solidão e a falta de toque são mais latentes do que nunca. As medidas para conter a disseminação do coronavírus ainda colocam algumas comunidades em situação de risco de isolamento social e emocional de forma mais acentuada.
Em parceria com a Purpose para definir os grupos que sofrem com o isolamento social e a falta do toque, a marca apoiará ações sociais ao longo dos próximos anos para beneficiar comunidades que mais precisam de cuidado – idosos e cuidadores; LGBTQIA+ e mulheres negras de periferia.
A marca já definiu três das seis ONGs parceiras que terá até o final do ano:
• AACD: parceiros da NIVEA há 10 anos, desenvolverão projetos de dança-terapia, massagem terapêutica e capacitação de cuidadores de idosos. As atividades abrangem desde a reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia do paciente.
• TODXS: para a comunidade LGBTQIA+, a NIVEA irá atuar com a entidade para empoderar a comunidade e educar a sociedade para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A marca apoiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades.
• Pretahub: para os projetos envolvendo as mulheres negras, a NIVEA fechou parceria com a instituição aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. As ações se concentrarão em dois programas: Casa PretaHUB (apoio financeiro, co-criação e desenvolvimento de negócios) e Afrolab (programa de apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo). O objetivo é beneficiar mais de cinco mil pessoas, até 2025, por meio de ações que tragam o toque como agente de cuidado e transformação.
Transformação de dentro para fora
Para que a transformação social proposta pela NIVEA ocorra de forma genuína, a jornada será potencializada com a participação dos colaboradores da marca no Brasil, evoluindo a cultura corporativa da empresa. Algumas ações planejadas têm como foco o conhecimento e a vivência do propósito na prática por todos os colaboradores como, por exemplo, a criação de um Programa de Voluntariado para que a equipe possa se envolver em projetos sociais das ONGs acolhidas.
Em uma ação ligada ao propósito, os colaboradores também são incentivados a descobrirem seus propósitos pessoais. O projeto Círculos de Propósito propõe atividades em grupos, por meio de reuniões online, para conversas, trocas de experiências e reflexões sobre objetivos pessoais de transformação.
A agenda de Diversidade também terá destaque: recentemente a marca se aliou à Mais Diversidade, uma consultoria para ampliar a conversa e trazer um olhar profundo sobre onde e como é possível evoluir como empresa empregadora. Há ainda a atuação de um Comitê de Diversidade interno que está discutindo ações práticas sobre como trazer pertencimento e pluralidade, de fato, para os times.
Edições especiais
Por meio de campanhas, redes sociais e produtos, a marca pretende conscientizar e alcançar a sociedade como um todo. O time de influenciadores da marca atuará para reforçar a mensagem nas redes sociais: Paolla Oliveira, Preta Gil, Teresa Cristina, Ana Apocalypse e Alcione são apenas alguns nomes que levarão as mensagens de O Toque que Transforma e Inspira Conexões para o dia a dia das pessoas e as convidarão a fazer parte deste movimento.
Para conectar os consumidores ao propósito, alguns produtos apresentarão edições especiais. É o exemplo da campanha Pride 2021, em celebração e apoio ao mês do Orgulho LGBTQIA+. A icônica latinha do NIVEA Creme e o protetor labial NIVEA Lip Soft Rosé ganharão as cores do arco-íris para celebrar a comunidade, defendendo a união, o amor e o respeito. A iniciativa terá ativações em todas as redes sociais da marca com a participação e engajamento de influenciadores representantes da causa como forma de dar visibilidade e representatividade a grupos que têm sido historicamente minorados ou marginalizados.
A mensagem irá muito além de campanha e produto: a Nivea se uniu à All Out, organização que atua no Brasil e no mundo em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, para selecionar ONGs e projetos de melhorias para a saúde física e mental, assim como gerar empoderamento para a comunidade.
Todo o lucro das vendas da edição especial do Creme e Nivea Lip Soft Rosé será revertido para dez projetos de acolhimento que tragam dignidade, segurança e suporte emocional. Desde 17 de maio, Dia da Luta Contra a LGBTfobia, as instituições começaram a inscrever suas iniciativas no Fundo Nivea para seleção e a marca fará uma doação para cada uma no final de junho, no Dia do Orgulho LGBTQIA+. As ONGs e instituições podem inscrever seus projetos até 6 de junho.
O propósito de transformar vidas e a sociedade por meio do toque é uma iniciativa global da Nivea. O lançamento oficial ocorreu em janeiro, na Alemanha, e, desde então, a marca vem implementando o propósito gradualmente em mercados onde atua. A empresa irá investir 20 milhões de euros em projetos em todo o mundo, alcançando 150 mil pessoas. A marca também pretende conscientizar 100 milhões de pessoas sobre os benefícios do toque para a saúde até 2025.
Fonte: NIVEA