5 dicas para oferecer um excelente atendimento ao cliente no supermercado

5 dicas para oferecer um excelente atendimento ao cliente no supermercado

Oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado pode ser um grande diferencial na hora de conquistar e fidelizar os seus consumidores.

Mas o que pode ser caracterizado como um bom atendimento? E o que é preciso fazer para surpreender os clientes e garantir que eles voltem até o seu PDV? É isso – e muito mais! – o que vamos falar hoje.

Acompanhe e veja como prestar um excelente atendimento ao cliente no supermercado.

Como deve ser o atendimento ao cliente no supermercado?
Eficiente. Essa é a primeira resposta para a pergunta “Como deve ser o atendimento ao cliente no supermercado?”.

É claro que existem inúmeras boas práticas que você deve conhecer e seguir para oferecer um bom atendimento ao seu consumidor. Entretanto, a eficiência é a palavra que rege essa ação.

De acordo com o nosso dicionário da língua portuguesa, eficiência é a “capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo de desperdício; produtividade”.

Também, ela é definida como a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções.

Ou seja, para você oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado, é essencial que você e todo o seu time trabalhem para fazer um atendimento eficiente.

Essa forma de atendimento eficiente engloba diversos conhecimentos e habilidades, como, por exemplo:

Pró-atividade;
Conhecimento, ou seja, o profissional conhecer bem a sua marca e saber como solucionar dúvidas dos clientes;
Respeito;
Educação;
Empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do outro e pensar na melhor forma de ajudá-lo;
Saber como abordar e se comunicar com o consumidor, independentemente de quem ele seja;
Escuta ativa, ou seja, ouvir ativamente o cliente para saber como ajudá-lo a partir das informações que ele deu;
Causar uma boa impressão, ou seja, estar com um sorriso no rosto, uma postura adequada e mostrando que está pronto para ajudar o consumidor, caso ele precise, entre outros.
Pois bem, como você pode ver, são diversos os tópicos que estão relacionados a oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado.

Mas não se preocupe, abaixo citaremos boas sugestões para você começar a aplicar hoje mesmo na sua loja e passar a surpreender o seu consumidor o quanto antes.

5 dicas para oferecer um excepcional atendimento ao cliente no supermercado

1. Seja o exemplo que você gostaria de ter

Para começar, lembre-se de que você pode ser o grande exemplo para o seu time. Por isso, eles precisam ver em você uma pessoa que sabe como se comunicar e atender bem um cliente.

Demonstre que você tem tato para lidar com todos os tipos e perfis de pessoas e, caso não tenha essa habilidade tão bem desenvolvida, não hesite em procurar por profissionais que possam te ajudar nessa missão.

Ter um líder que faz o seu trabalho bem feito e que está disposto a oferecer o melhor atendimento ao cliente no supermercado pode ser algo que inspira o seu time e o faz crescer. Entenda o seu papel!

2. Conte com uma equipe bem treinada e bem engajada

São os profissionais da sua equipe que, no geral, terão um contato diário com os clientes, certo? Por isso, garanta que todo o seu time seja muito bem treinado e esteja engajado para oferecer sempre a melhor experiência de compra para o seu cliente.

É um bom atendimento que pode fazer com que o consumidor volte a comprar na sua loja.

Profissionais que desempenham bem as suas funções, estão preparados para ajudar, são ágeis e prestativos com certeza são um diferencial.

Para garantir que todo o seu time esteja alinhado com essas habilidades, criar campanhas internas que movimentem as equipes e as estimulem a sempre melhorar o seu desempenho pode ser uma boa estratégia para a sua marca.

Ademais, lembre-se que se você quer bons funcionários, você deve capacitá-los.

Assim, se nesse caso o seu objetivo é contar com profissionais que ofereçam um excelente atendimento ao cliente no supermercado, faça a sua parte para que isso seja desempenhado.

Como? Criando uma cultura de treinamentos e reciclagem de conhecimento constante. É preciso que todos entendam que atender bem o cliente é uma tarefa diária e que deve ser executada durante todo o período em que eles estiverem trabalhando.

– Para saber mais sobre o assunto, confira também nosso artigo “A importância do treinamento da equipe no varejo”.

3. Preste um bom atendimento ao cliente no supermercado em todos os seus canais de atendimento

Oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado não é algo que deve se restringir ao seu PDV.

E por que estamos falando isso? Porque é essencial garantir que os seus outros canais de comunicação e atendimento também estejam alinhados com essa estratégia.

Por isso, garanta que nas suas redes sociais, por exemplo, você saiba bem como solucionar dúvidas dos seus seguidores e, é claro, conversar de forma adequada com eles.

O mesmo vale para os outros canais, como WhatsApp, SMS, E-mail, ligações, chat, entre outros.

Seja qual for o meio de comunicação utilizado, o resultado é o mesmo: o cliente está se comunicando diretamente com a sua marca.

E é essencial que ele tenha uma boa experiência em todos os locais.

Como garantir isso? Voltando ao tópico anterior: garantindo que a sua equipe esteja engajada, com treinamentos atualizados e disposta a oferecer o melhor atendimento ao cliente.

4. Saiba quando é hora de ouvir e quando é hora de falar

Ademais, outro ponto essencial para oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado está relacionado com a capacidade dos profissionais da sua loja saberem ouvir o cliente.

Por isso, não “atravesse” o consumidor quando ele estiver falando, mesmo que ele esteja bravo com alguma situação ou sem paciência.

Aguarde ele falar, escute com atenção tudo o que ele tem a dizer e, somente então, diga o que você tem a dizer.

Por outro lado, se o cliente solicitar a opinião do vendedor, ele deve responder com honestidade.

Existem alguns setores em especial em que os consumidores costumam pedir mais opiniões, como nas seções de açougue e padaria.

Afinal, como o cliente sabe que os profissionais do açougue e da padaria costumam entender mais do setor do que eles, é comum que peçam indicações desses especialistas.

Nessa hora, é importante que o profissional mostre que sabe muito bem o que ele está falando, entenda o que o cliente busca e transmita confiança ao freguês.

Esse é um ponto que, com certeza, pode ser um grande diferencial para o seu supermercado na hora de conquistar e fidelizar o shopper.

Essa aproximação com o profissional que faz a venda é importante para criar um relacionamento humanizado entre o supermercado e o cliente.

Com o tempo, é possível que o profissional e o cliente estejam até se chamando pelo nome, caso o consumidor passe a frequentar o supermercado na sua rotina!

5. Construa uma relação de confiança com cada cliente. Ps: a personalização no atendimento faz toda a diferença!

Conforme falamos aqui no tópico anterior, é muito importante criar um relacionamento e transmitir confiança ao cliente.

Para isso, nada de fazer atendimento “robótico” ou que não seja direcionado para o cliente certo e na hora certa. E como fazer isso? Utilizando a tecnologia e ferramentas inteligentes ao seu favor.

Acima, demos um exemplo de um relacionamento que pode ser criado pessoalmente entre um profissional do açougue e/ou da padaria com o cliente. Entretanto, não é apenas com esse consumidor que o seu supermercado deve conversar. E, mais do que isso, não é apenas nesse momento da compra que a sua marca deve se fazer presente.

Por isso, utilizar uma ferramenta de gestão de clientes, por exemplo, pode ser essencial para você oferecer um excelente atendimento ao cliente no supermercado.

Fonte: DICAS DE ATENDIMENTO

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